Aracaju, 26 de Abril de 2024
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

23/04/2014 - Reforma constituinte e universalização do Simples em pauta no Fórum Empresarial de Sergipe

O Fórum Empresarial de Sergipe tem levado a sério o lema "gestão democrática". Durante a reunião-almoço do mês de abril, os líderes das entidades filiadas ao Fórum estiveram reunidos em um debate caloroso a respeito de temas como Eleições 2014, reforma constituinte, universalização do Simples, comissões temáticas, assessoria parlamentar, dentre outros assuntos.

Para o coordenador do Fórum Empresarial, Ancelmo de Oliveira, a reunião atingiu seus objetivos. "Perscrutamos todos os nossos associados, parceiros e convidados para podermos adotar uma linha de trabalho comum. Agora vamos trabalhar as proposições apresentadas e, na reunião do próximo dia 13, iremos sistematizar os assuntos dentro de um Plano de Trabalho", informa Oliveira.

O CEO da Infox e co-fundador do Fórum Empresarial, Jorge Santana, defendeu o envolvimento das entidades em um debate bastante atual: constituinte exclusiva para as reformas. "É um tema que acredito ter crescido no país inteiro e um caminho que pode ser exitoso. Como implica em mudanças muito profundas no marco regulatório do Brasil, acho que os empresários não podem ficar de fora", destaca Santana.

Ainda segundo Jorge Santana, várias entidades já estão participando do debate, a exemplo da OAB. "Acho que é dever de qualquer entidade empresarial participar e contribuir com uma possível constituinte que, no meu entendimento, é o caminho para promover as mudanças estruturais necessárias ao país. O tema é político, mas não partidário. Ou seja, mudam as bases políticas do país, independentemente dos interesses de partido A ou B", defende.

O secretário do Fórum Empresarial, Domingos Luiz Silva (Pingo), que representa a Associação das Empresas do Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro (Assedis), corrobora com as discussões a respeito das reformas. "Estas reuniões congregam os pensamentos de várias entidades. Nós, empresários, precisamos arregaçar as mangas e buscarmos uma melhoria nesta nova lei, na Constituição, para que melhore toda a classe empresarial e social que vive do comércio. Não adianta mudar Governo, mudar Presidência, se a Lei, a Constituição, é presa, mal elaborada e não melhora a sociedade como um todo", destaca Pingo.

Para Hugo França, que no Fórum Empresarial representa o Sindicato do Comércio Atacadista de Sergipe (Sincadise), a reunião foi produtiva e mostrou a união do empresariado. "Como diz o ditado: ´O início de uma grande caminhada começa pelo primeiro passo´. Ancelmo deu o primeiro passo nesta reunião. Ele quis primeiro ouvir a classe empresarial para que possamos definir, de agoraem diante, as nossas metas. Nossa preocupação envolve tudo que o comércio tem passado, indo de imposto à politica", comenta satisfeito.

Ainda durante a reunião-almoço, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese), Alexandre Porto, reforçou o convite para o evento com o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE), Guilherme Afif. "Sexta-feira estaremos reunidos com o ministro, que tem feito uma grande mobilização nos Estados brasileiros com a Caravana da Simplificação", diz Porto.

Também estiveram na pauta do encontro: atualização do Estatuto do Fórum Empresarial, novos formatos para as reuniões mensais da entidade, sugestão das atividades para a atual gestão, Plano de Trabalho e proposição de temas e palestras a serem desenvolvidos ao longo do ano.

 

Por Waneska Cipriano, jornalista (DRT/SE 875)
Assessora de Comunicação do Fórum Empresarial

 

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw