Aracaju, 28 de Março de 2024
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

16/05/2014 - Coordenador do Fórum Empresarial participa de lançamento da NFC-e em Sergipe

Na tarde desta quinta(15), no Radisson, o secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Dantas Passos, realizou o lançamento oficial da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). O coordenador do Fórum Empresarial de Sergipe, Ancelmo de Oliveira, também foi convidado a participar do encontro e depor, enquanto empresário, a respeito dos benefícios da NFC-e.

"Minha empresa [Serpaf] foi a primeira aqui do Estado de Sergipe a adotar esse sistema e uma das primeiras do Brasil. Estamos neste projeto desde o início por diversos motivos. Em certo dia, por exemplo, contamos simplesmente 140 caixas de arquivo por ano que ocupavam espaço na nossa empresa. Imagine guardar esta soma durante cinco anos? Gasto de papel, demora nos processos e tantas outras desvantagens pelo sistema antigo", informa Oliveira.

Ainda segundo o coordenador do Fórum Empresarial, a NFC-e chega para facilitar a vida do contribuinte, do consumidor e da própria Secretaria de Estado da Fazenda. "Imagine quantas demandas? Hoje tudo mais simples: consultas via QR Code [Quick Response Code], emissão de cupons de qualquer local, otimização do processo ao lojista, redução do custo de armazenamento de papel, flexibilidade de crescimento dos caixas, dentre outras vantagens apresentadas neste lançamento pelo secretário Jeferson Passos", destaca Ancelmo de Oliveira.

Outro exemplo é o empresário Marcos Oliveira, do Lojão dos Cosméticos, que foi convidado a aderir ao projeto da NFC-e logo após sua regulamentação, em Março deste ano. "Só tenho um depoimento a fazer: sou uma pessoa menos estressada. A gente sofria muito com os arquivos, com a insuficiência de caixas, com as paradas... Agora estou satisfeito", diz.

Também participaram do encontro, gestores, contadores, responsáveis pelo setor de Tecnologia da Informação (TI), técnicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz), representantes nacionais (Wilton Oller/líder nacional da NFC-e, Augusto José Carvalho/Abrasel e Juliane Domingues/Walmart) e profissionais da imprensa.

O secretário de Estado da Fazenda agradeceu às entidades sergipanas que estão colaborando com a implantação da NFC-e, em especial à Fecómercio, Fórum Empresarial e Associação Comercial e Empresarial de Sergipe (Acese). "Os encontros mensais com os representantes do Fórum Empresarial, por exemplo, têm contribuído diretamente com os nossos projetos. Também assinamos protocolos de intenções com algumas entidades, a exemplo da Acese e do Sebrae. Nosso objetivo é desburocratizar os processos, além de fornecer capacitações, soluções de crédito, dentre outras ações", revela Passos.

Ainda segundo o secretário, a partir de 1º de novembro a NFC-e será obrigatória. O projeto, que tem um forte apelo ecológico, promete mais segurança ao consumidor e maiores possibilidades de negócios ao contribuinte. "É uma ferramenta moderna que repensa nosso modelo comercial e inclusive melhorias no atendimento. Nossa meta, como tenho sempre dito, é agilizar processos", destaca Jeferson Passos.

Ainda durante o evento de lançamento, o técnico da Sefaz e líder nacional do projeto NFC-e, Almerindo Rehem, palestrou de forma lúdica sobre o tema e falou sobre uma "sociedade em mutação" no que tange às novas tecnologias. "Crianças de um ano e meio, dois anos, já mexem em tabletes, smartphones e outros. Parece brincadeira, mas não é. Será que este é o momento de repensarmos um modelo de varejo para melhor atendimento? Eu adoraria, por exemplo, fazer e receber minhas compras de supermercados sem sair de casa", instiga Rehem.

Também conforme o técnico, a NFC-e faz parte desta nova visão do que a tecnologia pode fazer a nosso favor. "Se o consumidor perde a Nota Fiscal, o que é muito comum, e tem o cadastro na Secretaria da Fazenda, basta entrar com usuário e senha para ter acesso às informações", revela Rehem.

 

Por Waneska Cipriano, jornalista (DRT/SE 875)
Assessora de Comunicação do Fórum Empresarial

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw