Aracaju, 19 de Abril de 2024
Buscar no Site
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
acessorestrito_topic
img_137756191992.jpg

08/06/2020 - SÉRIE BIOGRAFIAS- ANCELMO DE OLIVEIRA

ANCELMO DE OLIVEIRA nasceu em Riachuelo-SE em 03/11/1943. Iniciou sua atividade empresarial como profissional autônomo na área contábil e, em 1974, com outros economistas, criou a ECOPLAN Assessoria e Planejamento. No período de 1983 até 1992, participou com sócio cotista da SERGIPAN Comercial de Ferragens e, em 1993, com seus filhos, fundou a SERPAF Ferramentas Ltda. Nas entidades classistas, foi conselheiro e depois presidente da ACESE. Nos anos de 1999 e 2000, juntamente com outros dirigentes classistas, participou da criação Fórum Empresarial de Sergipe sendo seu primeiro Coordenador e voltando a ocupar esse mesmo encargo em 2014. Em 2001 foi eleito para ser diretor-financeiro e depois 1º Vice presidente da CACB-Confederação das Associações Comerciais do Brasil. Nesse mesmo período, foi designado como membro e depois eleito presidente do Conselho Fiscal do SEBRAE-Nacional, no período de 2002 à 2010. Presidente do CORECON-SE em 2002, atualmente é Diretor-Secretário da FECOMÉRCIO-SE, eleito para o período de 2019-22.

Na sua formação escolar e acadêmica, estudou no Atheneu Sergipense e na Escola Técnica de Sergipe, graduou-se em Economia pela UFS, fez especializações na UnB e mestrado em Administração na UFSC. Antes de enveredar pela área empresarial começou como menor-aprendiz e depois balconista na firma Tecidos Teixeira, dos irmãos Oviêdo e Elpídio. Mudou de emprego e foi gerente de vendas na RICOL que, em 1966, pertencia ao Sr. Arivaldo Prata. Aprovado em concurso, ingressou na Petrobras-TECARMO quando tinha 22 anos e, após dez anos, foi trabalhar na UFS onde permaneceu até sua aposentadoria. Alguns anos depois, durante doze, e agora como Voluntário, foi designado membro e depois eleito presidente do Conselho Diretor da FUFS. Em 1994-95 foi consultor e depois Diretor-executivo da FAPESE-Fundação de Pesquisa de Sergipe. No serviço público, além da UFS, onde foi seu Superintendente na gestão do Reitor Aloisio de Campos, no Governo de Sergipe, exerceu os cargos Secretário Adjunto do Planejamento e também da Administração, além de presidente da PRODASE e da CODISE.

Participou de algumas viagens de estudos ao exterior e, entre essas, integrando grupo de economistas brasileiros, para Washington, Pequim, Moscou, Nova Delhi, Londres, Istambul e Cairo. Participou também de Cursos de gestão estratégica para executivos, no INSEAD, na cidade de Fontainebleau-França e na Wharton School em Filadélfia-EUA. Foi contemplado com a Medalha do Mérito Econômico, pelo CORECON-SE e com a Comenda VIII Conde dos Arcos, pela CACB.

Ver outras notícias »

Fórum Empresarial de Sergipe

Rua José do Prado Franco, 557
Centro - CEP 49010-110 - Aracaju-SE
Telefone: (79) 3205-9767

apoio_sebrae
apoio_sebrae
Facebook Twitter Youtube RSS Fórum News
logo_agw