20/02/2015 - CRA-SE participa de discussão pela Reforma Política
O presidente e o diretor de Fiscalização do Conselho Regional de Administração de Sergipe (CRA-SE), Adm. Carlos Eloy Filho e Adm. Moabe Teles, participaram no final da tarde desta quinta-feira, 19, do encontro do Movimento pela Reforma Política, promovido pela Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados de Sergipe (OAB/SE), na sede da Ordem sergipana. O encontro teve o objetivo de fortalecer a união entre os conselhos de classe, para juntos, constituírem a Coalizão do Estado, com a finalidade de promover atos em prol da mobilização da coleta de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular, elaborado pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, do âmbito nacional.
O presidente da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem dos Advogados de Sergipe, Antônio Eduardo Oliveira, explica que a Coalizão é um movimento apartidário, ou seja, sem nenhum vínculo partidário. "Nós não temos interesse político partidário, temos interesse na política maior, que é a política da melhoria do sistema político do Brasil", ressaltou.
A Coalizão pela Reforma Política, no âmbito nacional, é formada pela OAB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Plataforma dos movimentos sociais pela reforma do sistema político e outras 97 entidades da sociedade civil.
Em Sergipe, de acordo com Oliveira, o movimento vem sendo ampliado com a participação dos conselhos de classe. "Esta foi a quarta reunião, que agora foi ampliada com a participação de conselhos de classe, que estão integrando ao movimento. Nós temos aqui, hoje, um plano de mobilização, este plano diz o seguinte: primeiro - criar as comissões estaduais de mobilização para a reforma política, diferenciada da Comissão Eleitoral, com a função de promover atos e colher assinaturas. Neste momento, nós vamos criar uma Coalizão por Estado, neste caso, o estado de Sergipe, convidando as entidades representativas, que já participam da Coalizão nacional, para a elaboração de um plano em conjunto de coleta de assinaturas", esclareceu.
O presidente e o diretor de Fiscalização do CRA-SE demonstraram interesse e colocaram-se à disposição para o movimento de mobilização da coleta de assinaturas que prevê com a aprovação do projeto de lei, afastar das eleições, o financiamento de empresas nas campanhas eleitorais, a melhoria no sistema eleitoral, a promoção e inclusão das mulheres e dos grupos sub-representados na política e o aperfeiçoamento da democracia direta, entre outras questões que estão disponíveis em: reformapoliticademocratica.org.br.
Durante o encontro, os participantes sugeriram e discutiram formas em conseguir um grande volume de assinaturas. Cada conselho ficará responsável em coletar um grande número possível de assinaturas e apresentar a Coalizão até o dia 15 de abril do vigente ano. No entanto, foi acordado um plano de ação entre os conselhos presentes, para a mobilização da coleta de assinaturas, com data prevista para acontecer no próximo dia 27, no Calçadão do Centro, entre a rua João Pessoa e rua Laranjeiras.
De acordo com os idealizadores, a mobilização terá a participação de todos os conselhos de classe interessados no movimento, que farão o revezamento na escala de horários, para que a mobilização possa ocorrer durante toda a manhã até o final da tarde.
Para contribuir por uma reforma política democrática de caráter popular, o CRA-SE disponibiliza o formulário de assinatura, disponível no setor de atendimento do Conselho, situado na Rua Senador Rollemberg, 513, bairro São José, Aracaju/SE, ou na página: reformapoliticademocratica.org.br. Neste caso, para quem tiver acesso ao formulário através da internet, o mesmo deverá preencher e encaminhar para a sede do CRA-SE.
O encontro contou com a presença de representantes da OAB e da Comissão de Combate à Corrupção Eleitoral da Ordem sergipana, CONAL e representantes dos Conselhos Regionais de Contabilidade, Odontologia, Enfermagem, Psicologia e Corretores de Imóveis.