13/08/2020 - Série Biografias
Geraldo Soares Barreto, nascido em 1945, graduou-se em Engenharia Agronômica em Dezembro de 1968, pela Escola Agronômica da Bahia.
Iniciou suas atividades em 1969, como técnico do antigo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Sergipe, na área de crédito rural.
Em 1970, aos 23 anos, assumiu a Superintendência da SUDAP, o que equivalia na época ao cargo de Secretário da Agricultura.
De 1971 a 1975 foi Presidente da Comase e em março de 1975 voltou ao comando da Secretaria da Agricultura até março de 1979. Nesta época assumiu por curto período a Presidência da Emater( hoje Emdagro). Em agosto de 1979, assumiu, a convite do Reitor Aloisio Campos, a Coordenação da equipe encarregada da construção do Campus Universitário da UFS, em São Cristovão.
Em 1985, seguindo uma meta estabelecida desde cedo, pediu demissão do serviço público e assumiu o comando de uma fazenda recebida da família, passando a dedicar-se integralmente a transformá-la numa hoje produtiva e rentável empresa rural.
Durante o período no serviço público, a convite e as expensas da FAO, organismo da ONU para a Alimentação, conheceu durante 3 mêses, os sistemas de produção rural de vários países do mundo, como Índia, Egito, Espanha, Itália,Holanda, além de outros.
Ao deixar o poder público, ocupou várias funções em entidades da classe empresarial entre as quais, Presidente da Associação dos Criadores de Sergipe, Vice Presidente da Federação da Agricultura, da Associação Comercial, Coordenador do Forum Empresarial. Hoje, além de comandar a Fazenda Campo Verde, é proprietário da Cevalpec, empresa que trabalha em parceria com a Ambev fazem 26 anos, onde tem exclusividade na comercialização de subprodutos oriundos da produção da cerveja e que são muito usados pelos pecuaristas na alimentação animal.